Relatório BB: Setorial Siderurgia e Mineração | Outubro 2024

Relatório BB: Setorial Siderurgia e Mineração | Outubro 2024

Os papéis do setor ganharam impulso no final de setembro, acompanhando a alta nos preços de minério de ferro após o anúncio de um novo pacote de estímulos pelo governo chinês, refletindo o otimismo sobre os possíveis impactos das medidas na demanda de aço do país à frente, mas devolvem parte da valorização neste início de outubro.

Papéis do setor ganham impulso no final de setembro, acompanhando a forte alta nos preços de minério de ferro

 

Mineração

Na China, dados macroeconômicos mais recentes mostram desaceleração da atividade, embora o PMI Industrial tenha se aproximado da linha de 50 pontos, a partir da qual há indicação de expectativa de expansão da atividade. No entanto, os indicadores do setor de siderurgia indicam forte desaceleração da produção e do consumo de aço. Os preços de minério de ferro ganharam impulso após o anúncio de um novo pacote de estímulos pelo governo chinês no final de setembro, refletindo o otimismo com os possíveis impactos das medidas na demanda de aço do país à frente.

No Brasil, as exportações de minério voltaram a se elevar, em linha com a forte sazonalidade do período.

 
 

Siderurgia

Os preços internacionais de aço permaneceram estáveis ao longo do mês de setembro, mas mostraram recuperação após a alta do minério de ferro no final do mês.

No Brasil, , após ter acelerado nos meses anteriores, o IPP da Metalurgia, que representa a variação de preços da atividade, teve incremento de apenas 0,22% m/m em agosto e acumulou alta de 15,49% nos 8 primeiros meses de 2024, refletindo os elevados preços de alumínio e ouro no período, compensados pela queda do subgrupo de siderurgia em razão do recuo nos preços de minério de ferro. Além disso, a confiança do empresário da indústria do aço no Brasil saltou 4,5 pontos m/m em setembro e atingiu 62,2 pontos – o maior patamar desde agosto/2021.

Dados mais recentes da indústria siderúrgica mostram que, apesar da ligeira queda na produção de aço bruto, as vendas internas e o consumo aparente avançaram e atingiram o maior patamar desde os recordes observados em 2021. No comércio exterior, os volumes de exportações normalizaram, enquanto as importações registraram novos recordes, tanto em volumes como em representatividade.

 
- Acesse aqui o relatório completo

Fonte: InvesTalk
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 14/10/2024